quarta-feira, 29 de setembro de 2010

DOLCE E GABBANA

Este é o Inverno de Dolce e Gabbana Foi esta casa que dominou os desfiles  Outono / Inverno 2010 / 11 pela sua  força, atrevimento e alegria.
Precisamos desses ingredientes para ouvirmos as notícias que aí vêm
Como hoje não desejamos falar de política vamos para a moda que é um tema menos doloroso.
Ora, minhas amigas, os castanhos ( toda a gama de castanhos ) está na moda. E bichos. Muitos bichos. Tem ,forçosamente, de haver bicharada em qualquer parte da toilette.( As fotografias, tiradas durante os desfiles ,foram consideradas magníficas ).
Dolce e Gabanna está de parabéns.
E nós temos que nos distrair ( como muito bem disse a minha amiga Vanessa ) e ver coisas bonitas.
"Tristezas não pagam dívidas."
Lá vêm as dívidas. As malditas dívidas que a todos  tiram o sono.
.............................................................
Não é?

.

QUE TÍTULO PARA ESTA FOTOGRAFIA ?

ESTA FOTOGRAFIA É DELICIOSA !
A quantas pessoas o espelho não diz :
- Tu és o melhor o melhor !
   Não há ninguém como tu !
E , essas pessoas acreditam mesmo que não há no mundo ninguém melhor do que elas.
E depois................................

DAVID LACHAPPELLE; O FOTÓGRAFO POP

Este é David LaChapelle, considerado um dos maiores fotógrafos da actualidade e cujo último e magnifico livro acaba de sair em Portugal. É uma rectrospectiva de 352 páginas, onde se encontram retratos de dezenas de celebridades , mas também composições a cores fortes e violentas , subordinadas a temas místicos , com representações de Jesus.
Comprámos o livro pois é uma obra notável e com óptimo preço  ( 29,99 !eur.) E pensamos que , quando um artista é grande, acaba sempre por revelar o seu real valor. Dizem que LaChappelle é o maior do mundo.
Em LA Chappelle , o humor é uma constante. É impossível não deixar de sorrir perante algumas das suas obras, repletas de surpresa, surrealismo e provocação. Paris Hilton, aparece-nos várias vezes, numa sátira à sua própria vida, coberta de flashes e de alienação.
Angelina Jolie, magnífica e , embora haja composição ,absolutamente reconhecível. Elton Jones , no meio de leopardos de porcelana e bananas voadoras. Mark Waahlberg, feliz entre quatro paredes cobertas de seios salientes.E tantos. Tantos outros.
Hipercolorido, excentrico, fantástico, intrigante. Assim é o mundo de David LaChapelle. Pela sua lente passaram as maiores celebridades do mundo ( a própria Hillary Clinton deixou-se fotografar por ele ) e da sua máquina saíram fotografias para as mais prestigiadas revistas do mundo.
" Ama tanto quanto conseguires. Ri como uma criança. Anda de biciclete ". Palavras ditas por um amigo já desaparecido- que estão escritas a vermelho no espelho do seu escritório e podem ser uma metáfora da sua carreira.
Nele misturam-se , como em nenhum outro fotógrafo , o surreal e o imaginário, a bizarria e o humor , o excesso ( sobretudo o de índole sexual ) e a sátira.
Louco Arrepiante. Incrível . Maravilhoso.
Talvez obsceno...
Mas, retrata a vida como ela ( talvez ) seja.
Muitas vezes , pensamos que é.
Obscena.
Sim. Obscena.

LA CHAPPELLE
HEAVEN TO HELL
Obrigatório para quem considera a fotografia uma arte.
POP .
PORQUE NÃO?
.

DIFÍCIL DE EXPLICAR. INACREDITÁVEL !

"Impossível de acreditar".
Foi a frase que mais se ouviu quando aquele estudante de medicina, bem comportado, bom aluno , exímio atleta e aparentemente com uma conduta impecável , confessou ter morto a mãe e encenada um assalto.
Impossível. Impossível. Impossível!
Razões ? Motivos ?
-" ERA CHATA ".
O crime a todos impressionou e as causas profundas continuam a ser estudadas.
Ontem , em Algueirão, Sintra a violência voltou a instalar-se. Igualmente um filho( adoptivo ) esfaqueou a mãe até à morte. Mas, não ,fugiu. Permaneceu no local onde acabou por ser detido.. Justificou a sua actuação  como reação às ameaças de morte  que continuamente recebia.
Causas profundas ?
Vão ser investigadas.
O primeiro crime verificou-se dentro desta casa ,(a da fotografia ) de bela aparência , onde se imaginaria que a médica e o seu filho viviam em paz. Em paz ? Parece que as discussões eram muitas. Mas quem não discute ? Daí até matar... e com premeditação...
Há em ambas as situações nuances que nos levam a LaChappelle e às suas fotografias que nos transportam a um universo louco, alienado, sofredor , á beira da explosão.
À beira da explosão viviam estes jovens que, no transbordar da sua violência ,chegaram a um crime que a todos espanta.
Causas profundas?
Será que eles próprios têm a noção dessas causas?
Complicado. Terrivelmente angustiante.
Como o universo de Lachappelle.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

MODA !

-MODA ?
-PORQUE NÃO?

EXÉRCITO NORTE COREANO APOIA O NOVO LÍDER

O Exército da Coreia do Norte um dos maiores do mundo (!!!!) nomeou o terceiro filho do dirigente Kim Jong-il delegado a uma importante reunião do Partido dos Trabalhadores (PT ) que hoje princípia em Pyonyang, dando assim peso às notícias de que Kim Jong-un é o preferido do pai para lhe suceder .As poências de toda a região vão tentar compreender a transição , num país que já tem material suficiente para fabricar seis a oito bombas atómicas (!!!!).
Para onde caminhamos ?

HUGO CHÁVEZ , AGORA; TEM QUE DIALOGAR

A partir das últimas eleições o Governo de Hugo Chávez será obrigado a dialogar. Chavistas conseguiram mais lugares no Parlamento mas com menos votos.A oposição está a mudar e a contestação manifesta-se muito mais. Segundo os analistas a principal causa será a insegurança  galopante , que só no ano passao matou  mais de 19.000 pessoas e a escassez de habitação. A partir de agora haverá uma maior dinâmica na Assembleia Nacional. " Agora , temos de escutar os sectores opositores , que representam uma parte importante da população " disse a ex-vice -ministra de Relações Exteriores  e ex -Directora  do canal estatal da TV.
" ´Chávez não negoceia com imperialistas, burgueses, oligárcas ( como ele designa os opositores).
Que fará agora?"
O futuro o dirá.
Mas os tempos começaram a mudar para Chávez.

ENVELHECER JÁ NÃO É O QUE ERA.

- Que idade terá este casal?
-É possível que tenha ultapassado os 80.
  Porque não?
  Ainda há um mês vimos na TV a mulher de Manuel de Oliveira, com mais de 90 anos, sair do mar     sózinha,   enquanto ele , centenário, passeava calmamente na localidade onde passavam as suas férias, igualmente sem ajuda de ninguém.
Devido ao aumento de esperança de vida e aos avanços da medicina , a população mundial já não está a envelhecer como antigamente.
Os investigadores propõem uma nova forma de medir o envelhecimento que deixe de considerar as pessoas com mais de 65 anos "velhas " e um peso para a sociedade. As populações estão a envelhecer mais devagar, com mais independência e alegria. Passeiam. Reunem-se. Viajam. Têm vida própria.
Sergei Scherbov, do Instituto Demográfico de Viena ( Austria ) diz que as populações estão a envelhecer mais devagar do que quando se considerava a idade cronológica.
O resultado poderá ter implicações para o futuro em particular no que respeita a idade da reforma.
Temos estado , justamente, a assistir , na maior parte dos paises da Europa, a medidas que estão a ser tomadas  para ultrapassar os 65 anos.( E assistimos aos protestos inglórios dos franceses que se obstinam em não aceitar a inevitável mudança.)
" Envelhecer não custa.
  É preciso é saber envelhecer ".
  Envelhecer em beleza?
  Que bom!


SOLIDÃO?

Dois bancos num jardim deserto.
Qual nos dá uma maior sensação de solidão ?
O que podem dizer-nos estas duas imagens?
Um ponto de partida para uma divagação.
Vamos lá......................................
.......................................................

PEDRO PASSOS COELHO E OS ECONOMISTAS



Antes da reunião que se realizará amanhã com o Presidente da República, Passos Coelho  reuniu-se hoje , mais uma vez, com um grupo de economistas.-20-.São todos nossos conhecidos e de há muito os temos ouvido alertar o Governo para a tempestade que está prestes a cair sobre nós. Todos nos merecem o nosso respeito mas não nos é possível deixar de referenciar o Professor Abel Mateus . Nos Prós e Contras salientou-se pela sua calma, cultura, sensatez. Impecável! Foi nosso Professor em Macro e em Micro- Economia , na Universidadee Nova ,e se hoje acompanhamos com lucidez o que se está a passar nos meandros confusos da nossa vida económica, a ele o devemos.
Ninguém, melhor do que Abel Mateus para tornar acessível o difícil e ajudar a desatar o nó.
Desejamos que esta sensata reunião seja frutífera .
Bem precisamos de toda a contribuição de quem, realmente, sabe de ECONOMIA. 

DESATAR NÓS ?

"Jamais corte o que pode ser desatado."
Joseph Joubert, escritor e ensaísta françês ( 1754- 1824 ).
Há quem tenha muita paciência para desatar nós. Até há quem goste de o fazer .Quanto mais dificeis de desatar são os nós mais aliciante é a tarefa.
Confessamos que não pertencemos a essa categoria de pessoas. A tesoura corta. É mais rápido . Mais fácil.
Mas há nós e nós. E alguns têm mesmo de ser desatados com infinita paciência. E até existem aqueles que não há mesmo quem os desate.
.......................................................

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

OCDE / OCDE / OCDE / OCDE ?

Atónitos os portugueses ouviram as propostas da OCDE para salvar Portugal, apresentadas hoje no Ministério das Finanças pelo secretário -geral da organização Angel Gurría
Teixeira dos Santos não confirmou a sugerida "subida de impostos" mas garantiu : " Os obstáculos que temos de vencer exigem determinação na acção ".

RAMO DE OLIVEIRA !

O primeiro - ministro Benjamin Netanyahu, pediu moderação aos israelitas pouco antes de terminar a moratória parcial à construção de novos colunatos judeus no território palestiniano da Cisjordânia. ( A agitação já se fazia sentir  ).
Entretanto, o presidente da Autoridade Palestiniana ,Mahmud Abbas , que acaba de chegar a Paris , disse que abandonará as negociações de paz com os israelitas, reiniciadas no início do mês, se a moratória não for prolongada.
Já se sabe que a moratória não foi prolongada.apesar dos esforços do presidente Obama .  
Mas o primeiro ministro israelita pediu restrições aos colonos judeus com licenças para construir.
Abbas diz que mantem " ramo de Oliveira ".
Até quando?
Será que a paz é mesmo impossível. no Médio Oriente?
Hillary Clinton disse há dias: Na terra dos milagres só um milagre fará com que eles se entendam.
O mundo deseja esse milagre.

FERNANDO ALONSO EM SINGAPURA

"Fernando Alonso, da Ferrari , subiu ontem ao segundo lugar do Campeonato do Mundo de F1, ao ganhar o GP de Singapura.
O Grande Prémio  disputa-se em 61 voltas ao circuito de Marina Bay, e apenas numa delas Alonso não esteve à frente . O piloto espanhol conquistou a segunda vitória consecutiva , dando à equipa italiana o primeiro triunfo na corrida nocturna de Singapura."
Gostámos da notícia.
Gostamos de Alonso. Da sua juventude, optimismo e entusiasmo.
Gostamos da Ferrari. ( Até temos um computador da marca !!!)
E adorámos Singapura , cujas visitas nos deixaram óptimas recordações.
E , também lá aprendemos lições de citadania.
Recordando:
Vimos repetidamente idosos a cumprir tarefas , simples mas inesperadas. Por exemplo : limpar as mesas dos restaurantes ( Mac Donalds ), Verificar as entradas nos WC... Achámos estranho e perguntámos a razão de pessoas de idade tão avançada trabalharem. Foi-nos dito que era para não sofrerem o isolamento da reforma e sentirem que , de algum modo, estavam a ser uteis à comunidade.
Também foi o único país que visitámos onde vimos letreiros avisando que todos os que cuspissem no chão, sujassem as ruas, deixassem embalagens vazias nos transportes públicos... seriam multados.
Pensámos que seria óptimo que essas medidas fossem adoptadas em Portugal.
Continuamos a defender , mais que nunca , a urgência desses letreiros entre nós.
De outro modo continuamos a viver numa Lisboa que não deve nada á limpeza.


EM PORTUGAL, DOZE ADOLESCENTES DÃO À LUZ DIARIAMENTE

EM PORTUGAL DOZE JOVENS DÃO À LUZ DIARIAMENTE !
A Sociedade Portuguesa de Contracepção revelou ontem que em 2009, houve 4.347 jovens mães entre os 12 e os 19 anos . "Mais 10% das interrupções voluntárias da gravidez ocorrem em jovens até aos 19 anos  e quase 5% dos nascimentos são de jovens mães ", disse Duarte Vilar ,director executivo da Associação   para o Planeamento da Família , no dia Mundial da Contracepção."
-Que se pode concluir destes dados ?
- Que as jovens não têm ainda a necessária informação sobre o modo de se precaverem duma gravidez indesejada.
Pais, professores, médicos de família, todos têm o dever de esclarecer as adolescentes para evitarem estatisticas tão dramáticas como esta, pois estes números revelam-nos muito sofrimento desnecessário, muitas lágrimas escondidas, muitos dramas evitáveis.
Educação sexual nas escolas ?
Venha ela já que a maior parte dos pais se demite duma das suas mais importantes missões :
- Preparar, os seus filhos para a vida.
 Para uma vida feliz, sem medos inuteis.

domingo, 26 de setembro de 2010

REINO UNIDO / O RENASCER DO LABOUR ?

" ED VENCE DAVID ".
ED faz um discurso comovente pondo o irmão em primeiro lugar. Antes mesmo da sua vitória política. Acima de tudo o amor. A cumplicidade entre irmãos. Afinal próximos pois a diferença de votos foi mínima.
Ed Miliband, 40 anos , saíu finalmente da sombra do seu irmão quatro anos mais velho e até há pouco considerado o herdeiro natural de Blair na chefia dos trabalhistas britânicos. Porquê a vitória de Ed?  - Porque foi apoiado pelos sindicatos. mais do que pelos militantes.
Ambos são filhos de Ralph Miliband, influente pensador marxista . Ambos estudaram Política e Economia em Oxford. Ed foi conselheiro de Brown e pela primeira vez foi eleito deputado em 2005 e , dois anos depois tornou-se ministro da Energia e Clima.
Qual será a futura relação entre os dois irmãos ? ( durante a longa campanha de Verão , cumpriram a promessa feita à mãe de ambos  e evitaram desentendimentos devido à política.) Mas , como írá reagir David que esperava ser ele o escolhido para nortear o Labour, que como se tem visto , nos últimos tempos tem andado à deriva?
Vamos seguir ,com o maior interesse, a caminhada dos dois irmãos pois este é um tema especialmente apaixonante.
A Inglaterra viveu com grande entusiasmo estas eleições que continham todos os ingredientes para apaixonar a opinião pública : o futuro do Partido Trabalhista , a vitória dum dos irmãos Miliband e a contribuição que o actual líder irá dar para a estabilidade económica, social e financeira do Reino Unido que também atravessa uma grave crise .
Um caso paradigmático e que nos leva a análises muito interessantes a vários niveis .
Dois irmãos de quem iremos ouvir falar muito no futuro!
O renascer do Labour, sem dúvida nenhuma.

" MORANGOS COM AÇUCAR "

Os jovens adoram a série. Os pais não sabem se devem ou não proibir... Valerá a pena ? "Eles acabam por ver"....Dizem resignados. Há os que são abertamente contra, Os que não têm opinião. Os indecisos....
"Morangos com açucar".
Não há nada a fazer. Chega a hora, a criançada corre e as proibições vão à vida.
Pois alguém que sabe o que diz e em quem os pais podem confiar, sem reservas, vem hoje dar a sua opinião no jornal Público :
Daniel Sampaio.
":..a série é muito alegre e positiva, o que justifica o êxito que consegue junto dos jovens. Muitas escolas ganhariam em utilizar imagens nas suas aulas, promovendo a discussão de situações apresentadas : os conteúdos exibidos interessam a aulas de Formação Cívica , a debates sobre Educação sexual ou ensino das Artes. Penso que se lucraria muito com esse visionamento, porque Morangos sem açucar não dispensa  a presença de um adulto , sobretudo se o telespectador é muito jovem : mas o papel do educador é estar atento, reformular, questionar e esclarecer, em vez de criticar ou proibir sem conhecer."
Sábias palavras, ditas por alguém que é uma referência no panorama da educação em Portugal .
MORANGOS COM AÇUCAR?
SEMPRE!

ALEMANHA / AINDA ?

Alemanha.
Senhora Merkel.
Outra vez?
Então leiam e espantem-se :
"Previsões apontam para crescimento record.
Um relatório do FMI aponta para que a economia alemã registe um crescimento de 3,3% em 2010 (!!!!!).
A maior entre os paises industrializados.
O Der Spiagel informa que se espera que   o produto interno bruto, em 2011 ,cresça mais 2%.
Uma notável evolução para que contribuiram as exportações ( principalmente para a China, lembram-se? ) e pelo consumo interno.
As medidas impostas foram draconianas mas pelo que se está a ver o resultado é óptimo.
Ficamos a pensar....
Estamos a pensar...

AINDA A APROVAÇÃO DO OE EM ESPANHA

No país de "nuestros hermanos" foi ontem aprovado o Orçamento de Estado e , sem exagerado  ruído, embora se saiba que é o mais austero de sempre.
Haverá aumento de impostos, cortes na contratação pública e congelamento dos salários públicos.
No entanto, alguns apoios , como bolsas de estudo e de investigação, serão os menos afectados pelos cortes e haverá aumento nas pensões mínimas..
Parece que os espanhois estão mais abertos ao consenso do que nós...
-Qual será a razão?
Fica a pergunta.





sábado, 25 de setembro de 2010

SERÁ DEFINITIVA A ZANGA ?

A expressão de Sócrates é de interrogação.
" SERÁ QUE ELE ESTÁ MESMO ZANGADO?
  Será que nunca mais nos vamos encontrar a sós?
  E agora?
  Com quem vou dançar o tango?"

MEDINA CARREIRA E O FMI

Quantas vezes ouvimos nos últimos tempos Medina Carreira referir-se à chegada à Portela do famigerado FMI ?
TONTO!
CHATO!
DOIDO!
"Mudam-se os tempos mudam-se as vontades"~.
Não é?
Agora só se ouve :
"Quem tinha razão era o Medina Carreira.
   Isto só vai com o FMI.
   Será que o FMI é assim tão mau?"

LEMBRAM-SE DELA ?

Lembram-se dela ?
Não é vidente nem pratica as chamadas "ciências ocultas". Mas,adivinhou tudo o que se está a passar hoje no nosso país. 
Quantas vezes não referiu ela o pesadelo que representava para Portugal o aumento galopante da dívida pública?
Era chata, feia, insuportável.
Perdeu as eleições. Não sabia dialogar. Não tinha poder de comunicação. Até se atreveu a dizer que o Primeiro Ministro faltava à verdade no caso Face Oculta.( ! ) Até Mário Soares se regozijou com o aparecimento do jovem Passos Coelho na cena política nacional.! " Agora , sim. Já temos com quem conversar. Finalmente!"
E agora?
Com que irá falar o Primeiro Ministro?
Vamos ver como terminará este filme...
De terror.
Não é? 
DE VERDADEIRO TERROR!