terça-feira, 31 de maio de 2011

VAMOS SORRIR ?

Vamos sorrir?
Bem precisamos.
Não acham?
O que nos vale é que só faltam 5 dias ......
E depois ?
.................................................

CORREIA DE CAMPOS

Hoje era o aniversário do diário Negócios. Houve uma emissão especial, absolutamente grátis. Com ela em nossas mãos , consideramos que foi realizada com cuidado, interesse e carinho. Havia uma pergunta  à qual responderam figuras conhecidas do nosso meio político / cultural . - Porque se orgulha de ser português ? -  foi a questão colocada. A maioria dos questionados respondeu que o seu único orgulho tinha origem nas Descobertas. Manuela Moura Guedes , agreste respondeu : - Tenho orgulho no cozido à portuguesa. Não me consigo lembrar de mais nada. Adiante .
Houve muitas respostas, umas mais sérias do que outras.
Porém lemos  uma que levámos a sério e achámos que , se tivessemos sido os inquiridos ,seria a resposta que teriamos dado :
"- O que mais me orgulha é o facto de termos dos melhores indicadores de saúde materno-infantil do mundo e termos profissionais de saúde de qualidade.
Este ex-ministro não nos é simpático. Consideramos que o seu trabalho , embora motivado por um ideal digno de respeito, foi cruel ,ignorando os sentimentos das populações atingidas por medidas  demasiado ambiciosas. Mas , que nos devemos orgulhar dos indicadores de saúde materno / infantis que apresentamos , isso é indubitável.
Assim, esta teria sido a nossa resposta.

MULHER COLHIDA POR METRO NO CAMPO PEQUENO.

Ontem , perto das 13, o Metro parou. Os passageiros esperavam em vão. Apareceu no écran : "Devido a acidente com passageiro o Metro está impedido de funcionar. Ignoramos quando será restabelecida a circulação ".
Apanhámos um táxi e fomos para o nosso almoço.
Agora , acabámos de saber o que se passou .
-"Uma mulher morreu ontem  após  uma queda à linha de Metro na Estação de Campo Pequeno , em Lisboa. Testemunhas afirmaram à polícia que a vítima , com cerca de 35 anos , lançou-se  sobre a linha, agarrando-se aos carris até à chegada da composição. No local do incidente esteve o INEM, que ainda tentou socorrer a mulher que acabou por morrer....................................
Na altura do incidente gerou-se algum pânico na estação do Campo Pequeno ,que ficou resolvido com a chegada das autoridades".
A vida continuou.
Ninguém mais pensou na mulher que escolheu morrer porque não conseguia viver

Estamos tristes.
Pensamos nesta jovem- mais nova que os nossos filhos -  que , como única saída para a sua vida só encontrou o suicídio.
Responsáveis ?
Há-os, de certeza.
Que drama se esconderá sob esta atitude extrema ?
Quem sentirá a sua falta ?
Que sociedade é esta ?
Será que não somos todos culpados?
Pobre e infeliz desconhecida que terminou a sua existência na estação que diariamente frequentamos!
Será que ela não é uma terrível referência da época cruel que estamos a atravessar ?
Falta de trabalho?
Solidão ?
Marginalidade ?
- A morte como única solução .
  Maio de 2011 !
  Estação do Metro do Campo Pequeno !
  Lisboa
  Portugal!

BORBOLETAS FECHAM ASAS PARA DIZER NÃO

" No pouco tempo que dura a vida duma borboleta, o sexo é coisa para acontecer apenas uma vez. E cientistas do Japão , observaram que as borboletas têm uma maneira muito simples de evitar visitas indesejadas de machos persistentes : fecham as asas.
Ao fazer isto , as fémeas tornam-se menos visíveis para os machos . A descoberta foi publicada no Journal of Ethology, salientando que as fémeas  das borboletas fechavam as asas quando os machos voavam perto delas. "Também descobri que fechavam menos as asas quando eram borboletas de outras espécies ( das denominadas  lycaena dispar ) diz o cientistaAo procurar  descobrir a razão  observou que as fémeas virgens eram aquelas que fechavam menos as asas. AS outras, tendo já copulado , afastavam os machos." 
Não é de ficarmos espantados ?
Como é  possível na sua simplicidade esta maravilhosa criação da natureza, ter um procedimento tão voluntarioso ?
Lindas, maravilhosas borboletas, ainda ficamos mais submetidos ao vosso fascínio.
Além de maravilhosas sabem dizer NÃO !


ESCREVA O QUE SENTE

Escreva o que sente
Tomar nota dos nossos pensamentos , sentimentos e emções pode melhorar a Síndroma do Cólon irritável ( SCI ), revelou um estudo da Universidade de Boston (EUA ). Esta descoberta  reforça a evidência de que a expressão escrita dos sentimentos potencia a eficácia da terapêutica  tradicional da SCI.Com benefícios  já demonstrados no caso da depressão , artrite reumatóide e dor crónica , este gesto parece  melhorar também a sintomatologia da SCI ( dores abdominais, diarreia, inchaço e prisão de ventre ) nos doentes  que padecem desta patologia  já há algum tempo

Não ficámos admirados ao tomar conhecimento   dos bons resultados que são obtidos com a escrita. Em nossa casa sempre vimos a nossa mãe escrever diariamente. Um dos locais onde era possível encontrá-la era sentada na escrevaninha onde cadernos e cadernos eram preenchidos com a sua letra elegante.( Após a sua morte foram destruidos sem os lermos ) mas o exemplo ficou. Sempre escrevemos o que de importante se passava na nossa vida e , agora, temos um prazer enorme em comunicar convosco. De tal maneira gostamos de o fazer que , quando não o fazemos, ficamos tristes porque sabemos que há quem esteja à nossa espera .
É um modo de expurgar os nossos sentimentos. Uma limpeza. Uma libertação.
Que tal começarem ?

segunda-feira, 30 de maio de 2011

NÃO ! NÃO GOSTÁMOS DE VER BÁRBARA ...

NÃO. Não gostámos de ver ontem Bárbara Guimarães como apresentadora da gala da revista Caras. Achamos que o marido, que é alguém que tem bom gosto ( vê-se bem que o tem, pois ela é linda ) devia aconselhá-la a tomar outras opções. Apresentar programas deste género definitivamente não.
Gauche! Terrivelmente gauche . Sem graça, prolongando os tempos, pesada, foi uma apresentação para esquecer. No programa Talentos até não desgostámos de a ver, mas ontem, lastimámos a sua participação. E considerámos o vestido elaborado por Filipe Faísca dum mau gosto atroz ! Bárbara deve ter personalidade e ver o que deve ou não vestir pois  ela tem categoria suficiente para se impôr sem se tornar ridícula.
A frase que define o que ontem sentimos ao vê-la e ao seu marido é :
- Não têm necessidade de baixar de nível. São ambos extremamente superiores ao que ontem aparentaram.
UMA ESCOLHA ADEQUADA
IMPÕE-SE.

MALAGUETA !

Tempere com malagueta  (pimenta vermelha ).
Um estudo norte-americano  desenvolvido na Universidade de Purdue , concluiu que o consumo de malagueta pode ajudar a queimar calorias  e a reduzir o apetite. O segredo está na capsaicina ,o componente que lhes dá  o sabor picante e faz aumentar a temperatura  do corpo durante a digestão.
O estudo foi realizado  durante seis meses e contou com a participação de 25 pessoas que passaram a incluir esta especiaria  na sua alimentação. Os cientistas verificaram que a capsaina ajudou a queimar mais calorias do que o norml após a  refeição.
Acreditamos piamente na verdade desta experiência pois uma pessoa da nossa família sofria dum processo inflamatório constante, extremamente incomodativo e curou-se completamente após ter ingerido, durante vários meses malaguetas. Todas as manhãs engulia com um copo de água umas 6 ou 7 , inteiras.
Ficou curado até hoje.
Verdade !
Absolutamente verdade, pois quem tinha o cuidado que elas fossem ingeridas diariamente era esta vossa amiga.
Ficou tão bem como se tivesse sido operado.
MALAGUETAS ?
Malaguetas, sim senhor

KATE MIDDDLETON - UMA MENINA BONITA

KATE MIDDLETON
Confessamos que nunca nos interessámos muito por esta menina bonita que se tornou  duquesa de Cambridge. Até o seu magnífico casamento nos passou ao lado.
Imaginem:   Só passámos a prestar-lhe atenção quando soubemos que a seguir à boda real usou um fato da  Zara.
Agora acabámos de saber que o vestido  da marca Reiss  que Kate vestiu  no dia 24 , no Palácio Buckingham, no encontro com o casal Obama , foi feito numa fabrica nos arredores de Bucareste , capital da Roménia. Segundo o o jornal Daily Mail, as empregadas da fábrica de têxteis , ganham pouco mais de 1 euro à hora, o que equivale a um salário de 193 euros mensais, menos 25 euros do que o ordenado mínimo na Roménia.
O vestido custou 200 euros !
Definitivamente:
Kate Middeton encanta-nos!

UMA HISTÓRIA DO NOSSO QUOTIDIANO

Esta pequena história é totalmente verídica. Passou-se hoje de manhã, na Loja Nails do Centro Comercial  / Campo Pequeno.
Comecei a usar unhas / gel há 2 anos. Ao contrário do que se diz é  um método óptimo para a saúde das unhas. Cada sessão tem o preço de 40 E, mas as mãos mantêm-se lindas durante um mês.
Habitualmente , era no Corte Inglês que as arranjava. Inopinadamente a loja fechou e passei a frequentar a Nails do Campo Pequeno onde a Paula ou a Lúcia realizavam um trabalho impecável .A última foi de férias  e a primeira ausentou-se. No sábado fui fazer a habitual marcação e encontrei uma empregada que não conhecia. Perante a minha inocente frase : Sei que a Lúcia está de férias mas a Paula ?, ouvi uma agreste resposta - A Paula está no Átrio Saldanha, mas eu arranjo unhas /Gel há 7 anos !
-Ok ! então fica marcado para as 10 h da próxima segunda-feira.
Tudo bem!
Hoje às 10 menos 5 entrei na loja.
- Não pode entrar. É favor esperar lá fora.
Pensei : Nenhuma das outras falaria assim, mas vamos lá a ver o resto.... 5 minutos mais tarde perante um frio pode entrar ,entrei, e sentei-me. Friamente perguntou - O que vamos fazer ? - Resposta tímida : O costume. Exactamente como estão: cor, corte, tudo igual. Manutenção ? -É isso : Manutenção.
A temperatura da sala estava gelada, provavelmente para não destoar do humor da manicure.
-Pode fechar o ar condicionado ? Está muito frio.
- Vou baixar.
 E parece que , realmente, diminuiu um pouco a temperatura embora dum modo quase imperceptível.
Tudo bem ! Vamos lá esperar com calma. Vai atender o telefone, põe a máscara, senta-se, passa álcool nas mãos e unhas e de repente : -Nao posso trabalhar assim. Vou aumentar o ar condicionado.
Silêncio total. Uma voz irritante começa a dizer-me : -Vai-te embora. Não tens que te sujeitar a isto.
Não lhe dei ouvidos e estóica permaneci no congelador durante uma hora. Exactamente uma hora. Nenhuma das duas disse uma palavra. Várias vezes ajustei o casaco que tinha nas costas até que o vesti. O frio era intenso. Ela impávida fazia o seu trabalho , interrompendo-o várias vezes para atender o telefone . Quando terminou limitou-se a um seco : - Estão como queria ?
Estão, sim.
A tal vózinha chata dizia : Não sejas parva. Pede o Livro de Reclamações e escreve. Protesta. É  impossível não ficares doente.
Conseguimos resistir á tentação da denúncia para não prejudicar a dona do espaço ( que achamos amorosa)  e lá saímos do congelador.
Não é exagero. Juro que não é : Estava rouca. Gelada. Com umas dores incríveis nas articulações. Sem conseguir andar.
Agora, depois de ter telefonado á  Paula , ( a que trabalha no Átrio Saldanha ), a quem foi narrada esta  incrível odisséia  aguardamos um pedido de  desculpa da direcção da Nails-us.
E para terminar acrescentamos:
 
- O temido resfriado já está connosco e acabámos de recorrer à Mebocaína e ao Ílvico  para não piorarmos.
Que acham desta história dum quotidiano que costuma ser bastante agradável?
Helena -  é o nome da cruel protagonista desta triste aventura. Pergunto-me o que estará na origem de tanta antipatia. Estará ela apenas de mal com as clientes ou também estará zangada com a vida?
Uma última nota para melhor visualizarem a situação : A Helena deve andar perto dos 25 anos, é muito bonita, estava impecavelmente arranjada e é perfeita no seu trabalho
(A temperatura máxima hoje em Lisboa não foi superior a 23 graus  e às 10 h da manhã no Campo Pequeno era de 17 graus. Nada que justificasse o funcionamento de tão baixa temperatura e a menina também está bem longe duma menopausa encalorada .....)Assim sendo
Voltamos a perguntar :
PORQUÊ?
 Porquê tanto calor ?
 Porquê tanta autoridade ?
 Porquê uma ma educação tão evidente ?
................................................................
Que cena !


 
Mas, esta aventura não vai impedir a continuação das unhas / gel.
Não vai. Não !
  

domingo, 29 de maio de 2011

MIGUEL FRASQUILHO

Miguel Frasquilho.
Aqui está um economista da nossa simpatia. O Sol , desta semana , dá-nos um artigo de  enorme importância que todos devemos ler antes do dia 5 de Junho.
1 - Quem é o PM cujo trabalho está a ser avaliado nestas eleições ?
2-  Como evoluiu  a economia portuguesa  durante a governação deste PM ?
3 -Não foi a crise internacional a responsável pela deterioração da situação financeira e económica
 de Portugal?
4 -Por que tivemos quatro versões do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC )  num ano ? ( de Março de 2o10 a Março de 2011 )?
5 -Porque razão foi reprovado o chamado PEC4  no Parlamento ?
6 -Não podia ( ou devia ) Portugal ter pedido ajuda  externa antes de Abril ?
7 -Foi a reprovação do PEC -4  que levou ao pedido de ajuda financeira externa ?
8 -Atendendo ao facto de os objectivos definidos até 2014 no Memorandum of Understanding (MoU )elaborado pela Missão de BCE / CE / FMI terem que ser cumpridos  independentemente da cor política do próximo Governo, será indiferente quem ganha as eleições ?
9- Será quem conduziu  os destinos de Portugal  até ao ponto  em que nos encontramos , capaz  de nos tirar desta situação ?
10- Em  quem se deve , então, votar em 5 de Junho próximo ?

 

Miguel Casquilho responde a cada uma das 10 perguntas que faz.
Todos conhecemos perfeitamente as respostas.
Quem não as conhece ( porque não deseja , na verdade saber ) compre o jornal e leia o artigo.
SOL - 27 Maio.

NAMORAR À CHUVA


Foi ontem que os vi. O dia estava escuro e a chuva começava a cair. Fui à janela e viu-os. De braço dado , escondidos debaixo dum guarda -chuva vermelho, caminhavam vagarosamente , indiferentes ao temporal que se aproximava. Pararam junto dum carro estacionado mesmo em frente da nossa  janela. Conversavam e tudo indicava que eram dois jovens apaixonados. Ele abriu a porta do carro e segurou-a para ela entrar. Riam. Pareciam felizes.
Então reparei que já deveriam ambos ter ultrapassado os cinquenta...Amor duradouro? Reencontro ?
Que interessa? Pareciam felizes!
O carro arrancou e deixei de os ver.
Mas fiquei a pensar em como uma situação aparentemente semelhante, pode , na realidade,ser tão diferente.
Será que este homem só, sob o seu guara -chuva vermelho  , não sente a tristeza que a chuva impiedosamente lhe traz ? 
E , esta mulher , sózinha , igualmente protegida por um guara-chuva vermelho não sofrerá a angústia duma espera , talvez inútil ?

Sempre foi uma atracção caminhar à chuva . Recordo as tardes distantes  duma infância solitária ( de filha única )   em que implorava permissão para uma saída , por mais forte que a chuva caisse.
- Que tonta ! Gostar de andar à chuva! Mas se queres, vai. Leva o chapéu de chuva.

Continua a ser um prazer sair de casa numa manhã de chuva. A liberdade é uma companhia deliciosa !
Medo da chuva?
Porquê?
E temos , de há muito, um guarda-chuva vermelho, nosso companheiro de há muito, que nos garante que somos nós que temos escondida a capacidade de tornar o absurdo  plausível. 

Mas , seja como for se o parceiro nos  agradar e  se o considerarmos uma boa companhia é muito mais divertido caminhar a dois sob um guarda-chuva vermelho.


DIZER NÃO QUANDO SE PODE DIZER SIM

Aqui está uma palavra que não nos é simpática. É fria. Dura. Insensível.
Sempre evitamos dizê-la aos nossos filhos e netos.
Não se deve dizer não, quando se pode dizer sim.
Foi sempre uma norma da nossa conduta e ontem comprovámos até que ponto ela é eficaz.

A Marta é a nossa neta mais nova. Tem 7 anos. Ontem esteveram todos cá em casa e a certa altura ela resolveu fazer um pedido. Aliás dois.

-Gostava de perguntar á avó se me pode satisfazer dois pedidos ( ela tem uma linguagem incrivelmente evoluída ):
Se me pode dar este crucifixo.
- Certamente, querida. Acho muito bem. Podes levá-lo.
-  E , o outro pedido qual é ?
- Esse é mais difícil. A avó não deve deixar...
- Vamos a  ver. O que desejas? Diz à vontade.
- Se a avó me deixa ir buscar a arca onde a avó guarda os óculos . Aquela que há tempos vimos e que está cheia de óculos antigos.
- Claro que deixo. Podes vê-los e depois deixas todos arrumadinhos como estão .Vê-os com cuidado para não partires nenhum. Tenho confiança em ti. Toda a confiança.
- Que bom, avó ! Que bom!

Aqui ouve-se a voz do avô:
-Cuidado ela pode estragar-te os óculos.
- Já não os uso e ela não estraga nada.

E não estragou. Foi responsabilizada e teve cuidado. Ficaram lindamente arrumadinhos na sua pequena arca.
E a avó pensou :
Nunca se deve dizer NÃO , quando se pode dizer SIM.
É tão gratificante fazer uma criança feliz !

( E quando um Não é absolutamente necessário não se deve de modo algum transigir. Uma só vez e ponto final ).

ALDINA DUARTE

A revista Pública, que acompanha ao domingo o jornal Público, apresenta usualmente artigos de bastante interesse. Hoje apresenta-nos uma entrevista com a fadista Aldina Duarte que nos encantou. Inteligente, duma perspicácia incrível,  deixou-nos com curiosidade de melhor a conhecermos. Assim ,tencionamos, amanhã, no Corte Inglês ouvir o seu último disco que dizem ser muito bom. Manuela de Freitas e José Mário Branco não dariam a sua colaboração se ela não a merecesse . Vimos que foi casada com o Camané que também é um fadista que apreciamos.
Continuamos com saúdades de Amália pois defendemos que o fado tem que ser vivido com intensidade, sem artificialismos falsos para ser sentido em toda a sua real dimensão.
Fado sentido -sim.
Fado  fingido - não.

ISABEL JONET FALOU




Isabel Jonet acaba de referir  como , mais uma vez, o peditório que hoje se realizou foi um êxito. Todos ouvimos as suas palavras  lúcidas e claras  :  a situação económica que se vive em Portugal é dramática e a tendência não é para melhorar rapidamente.
Todos devemos ajudar e deu exemplo dos que recebendo ajuda retribuem da única forma que podem : ir ajudar nestes dias. E são muitos !
( Ficámos muito felizes  ao saber que dois dos nossos netos foram hoje com os seus pais  para o Pingo Doce dar uma pequena ajuda nesta tarefa que a todos espanta pela sua enorme dimensão . O nosso Banco Alimentar é um exemplo de como bem motivados os portugueses sabem ser magnânimos)   


sexta-feira, 27 de maio de 2011

AINDA O CASO DSK !

Ontem à noite ouvimos o psiquitra Carlos Amaral Dias na Antena1 comentar o caso de DSK. Não acrescentou nada de novo ao que sabiamos. Mas lemos no jornal espanhol El Mundo , na página Salud Psiquiatria  um longo e cuidadoso artigo El Cerebro do predador que nos ajudou a compreender o que à primeira vista parece incompreensível." Como pode um homem tão hábil cair numa situação tão tonta?"
Quem nos tenta explicar o que se passou é Luis Rivera, Director do Instituto de Psicoterapia e Investigação Psicossomática de Madrid. Segundo ele , a Psicanálise oferece uma possível explicação:
" Há relatos de casos de pessoas poderosas que dedicam toda a energia a dominar o mundo exterior e se esquecem de aprender a dominar os seus impulsos. São capazes de fazer grandes sacrifícios para seguir a sua ambição, porém há uma parte da sua energia  que não sabem controlar e que é descarregada no apetite sexual. Não tem que ver com o amor nem com a outra pessoa : é uma descarga sexual primitiva.O homem poderoso que ataca de repente uma mulher é " como um curto circuito, uma perda de controlo sobre os seus impulsos."Amaral Dias chamou-lhe o domínio do  irracional. A vontade do agressor não será causar dano á vítima. Simplesmente há algo que o domina que o leva a comportar-se como um orangotango.
Aliás esta foi a expressão usada por uma das suas vítimas e ,segundo diz o psiquitra espanhol, com muito mérito, pois a Psicologia Evolutiva defende que o acto de violação de mulheres tem origem numa adaptação evolutiva Os nossos antepassados usaram essa pratica para fecundar mulheres jovens e ferteis às quais não teriam acesso. Isso significa que o impulso agressor  ainda se conserva nos nossos genes e potencialmente qualquer homem os pode possuir.
Se as acusações estão certas  Strauss- Kahn será um violador do tipo narcisista e impulsivo. A sua vontade não era causar dano , mas actuou de forma primitiva , sem pensar ( O orangotango ).
Muito longe iriamos nesta tentativa de análise comportamental  (que é deveras apaixonante)  e que não pára de nos surpreender. Segundo sabemos, a maior parte destes predadores foram eles próprios, na sua infância  submetidos ao mesmo tipo de agressões. Violência / Humilhação / Prazer / Dor . Um terrível cocktail ! Terrível e fatal cocktail que leva a comportamentos de tal modo vexatórios que só podem ser explicados por uma grave patologia
Patologia - palavra de origem grega. Pathos  - sofrimento.  Logia   - estudo; ciência.
Pobre Dominique que não foi capaz de dominar os seus impulsos irracionais !
Quem conhece os comportamentos obsessivos / compulsivos ( e tantos dos que nós conhecemos vivem , toda uma vida com eles  !!! ) sabe que , sem uma conveniente ajuda não é possível resistir ao seu domínio.
PATHOS  - SOFRIMENTO!
Familiares. Amigos. Conhecidos. Desconhecidos....
São muitos os que sofrem silenciosamente  da DOC ( doença obsessiva compulsiva ), que pode passar despercebida mas causa sempre sofrimento.
Actualmente ja tem tratamento. O grande problema é que os atingidos não o encaram na sua verdadeira dimensão e, envergonhados , recusam-no.
A nossa sociedade, mesmo no século XXI, ainda não abrange com verdadeira amplitude o campo das doenças mentais.
A ignorância medieval ainda domina e o medo da palavra loucura é um estigma tão forte que poucos são os que têm coragem para assumir que,  realmente, precisam de tratamento.
MAS, TAMBÉM , NESTE DOMÍNIO HÁ MUDANÇAS!
FELIZMENTE !


UM EXEMPLO DE CORAGEM !

Quando da nossa estadia no mês passado em Nova Iorque, era notícia obrigatória naTV e em todos os meios de comunicação social a confissão de Catherine Zeta Jones :
- Sou bipolar. Estou em tratamento e digo-o para que  não escondam esta doença que requer obrigatoriamente tratamento. Façam como eu. Não tenham receio de o dizer.
A interrogação ageral  era :  - Bipolar? A Zeta Jones ? A maravilhosa mulher de Michael Douglas ?

Porque não ?
 Estamos perante um excelente exemplo de coragem , inteligência e desassombro.
Talvez  tenha sido , justamento, o marido a dar coragem a Catherine para a sua confissão. É sabido que antes de a  conhecer ele sofria  dum comportamento desviante - compulsão sexual - tendo sido sujeito a prolongado tratamento psiquiátrico. Actualmente constituem um casal de referência no meio cinematográfico americano.
Michael Douglas tem lutado nos últimos tempos com um terrível cancro na garganta e ambos têm passado por graves problemas familiares que , talvez, tenham contribuido para o aparecimento da doença agora assumida pela actriz.
Falando de doenças mentais :
São patologias que merecem todo  o nosso  respeito e , com o avanço, que se tem verificado neste domínio da Ciência , chegou a altura de lhes ser atribuida a dignidade a que têm direito.
Obrigada, Catherine pelo exemplo dado, que deve ser seguido corajosamente ultrapassando medos escondidos e receios infundados.
Estamos no século XXI.
Todas as doenças devem ser encaradas de frente e tratadas convenientemente.
O mundo ficará melhor e muito sofrimento será evitado.




ERNÂNI LOPES / SEMPRE !

No passado dia 24 , realizou-se no Grémio Literario mais uma merecida homenagem a Ernâni Lopes.
Gostariamos de saber quais os economistas da área do Governo em gestão , que  estiveram presentes. Gostariamos muito , mas mesmo muito de o saber , pois na reportagem apresentada na TV só vimos opositores à política económica Sócrates /Teixeira dos Santos.
E já agora:
Consta que se o PS ganhar as eleições o próximo Ministro das Finanças será Ferro Rodrigues.
Pesada tarefa o espera!
Terrível herança!
( Nem tempo terá para se sentar...) segundo afirma o anterior ministro.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A ESPANHA MUDOU . A ESPANHA RENASCEU!

PARABÉNS, ESPANHA.
VIVA ESPANHA.
VIVA !

MAPA DE ESPANHA APÓS AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

A ESPANHA MUDOU
VEJAM COM ATENÇÃO O NOVO MAPA QUE SAÍU DAS MUNICIPAIS