segunda-feira, 15 de julho de 2013

" QUANDO EU ERA PEQUENINA ......"


Ainda a propósito da nossa condescendência com a compra dos calções rotos pela Constança, desejamos  acrescentar algo que há dias ouvimos ela dizer e, caiu como uma bomba, no nosso coração :
- "A mãe já não se lembra do que sentia quando era pequenina "....
Esta frase levou-nos a dezenas de anos atrás e às terríveis discussões que tínhamos com a nossa mãe.
É sabido que, na adolescência as relações mãe / filha estão longe de ser pacíficas. Mas, as nossas foram de tal maneira turbulentas que , na nossa vida , existe sempre  o fantasma  dum colégio interno onde permanecemos  durante 3 anos.
- Esta miúda é insuportável .
  O pai estraga-a com mimos.
Os avós dão-lhe tudo o que ela quer.....
Tem que ir para um Colégio interno para aprender a ser educada......
Claro que nesses três anos de exílio forçado  tudo foi aprendido excepto a tal boa educação. E, a rebeldia não acalmou.... Pelo contrário ( e em boa hora ) originou uma personalidade frontal  que bastante nos tem ajudado a caminhar numa vida que nem sempre tem sido  fácil.
A questão é :
- Não esquecer o que sentíamos na nossa infância.
Sabemos que o tempo em que estamos a estruturar a nossa maneira de ser fica. Fica para sempre.Mas, se há quem o recorde por boas razões há, pelo contrário ,quem se sirva dele para cometer os mesmos erros.
Assim :
Há quem diga :
-" Se eu sofri tanto e aqui estou , porque razão a minha filha não pode aguentar ? "
E há quem defenda:
- " Sofri tanto com o modo como fui educada que não desejo repetir esses erros na educação dos meus filhos ".

Gostámos muito da participação que ontem tivemos a respeito dos calções da nossa neta. As minhas amigas entenderam plenamente as razões da nossa  preocupação.

Educar é uma tarefa difícil .
 Muito difícil!
Continuamos a defender que a fórmula mágica é
Amor = Autoridade.
Ternura = Respeito.
A verdade é que os que têm esta maravilhosa tarefa são obrigados a  saber que se, os primeiros anos de vida são fundamentais para a vida  da criança...a adolescência  é decisiva para o seu futuro equilíbrio pois as mudanças psico/ fisiológicas que diariamente se operam , são  inacreditáveis.
Assim
Como em tudo na vida , com fracassos e erros, temos obrigação de estudar / aprender e  ministrar, aos que de nós dependem, princípios rigorosos de responsabilidade que os ajudem a consolidar a sua personalidade.
Até a compra duns calções rotos , como que saídos da terrível luta......
 nos pode servir de ponto de partida.

Mas repetimos:

Autoridade = Amor

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando era pequena disse aos meus pais que queria ir para um colégio. Pedi ao pai e depois à mãe, eles estavam separados. O que não é bom para uma criança não é bom para as outras crianças. Por mim não me preocupava com os calções rotos da Constança, o que ela precisa tem que é estabilidade familiar, essa é o principal no crescimento, o resto faz parte da adolescência. Mas isso sabe a minha amiga muito melhor que eu. Quem me dera ter uma Constança e eu que sou mais pessimista, não estava tão preocupada. Linda