domingo, 21 de julho de 2013

UMA MORTE ANUNCIADA


A nossa manhã de hoje, domingo, começou tristemente.
Junto da  pastelaria, onde habitualmente tomamos o nosso pequeno almoço estava estacionada uma carrinha do 112 .
Tivemos um mau pressentimento :
Á nossa pergunta chegou a resposta.... em tom indiferente :
- Sim. A Senhora D.Maria Amélia  acaba de morrer. Os netos já lá estão..... Ela há muito que não andava bem......
Parece que estão à espera de ordens do Instituto de Medicina Legal....

Fomos à nossa vida.
Mas a lembrança daquela morte anunciada , acompanhou-nos.
Morreu como viveu nos últimos anos.
Só.
Completamente só.
Ainda esta semana lhe dissemos :
- Minha Amiga, porque não arranja alguém para a acompanhar ?
 Pode dar um quarto em troca de companhia. A sua casa é tão grande e bonita....
- Gosto de estar só.
 Não querem que eu saia mas eu não sou nenhuma prisioneira.
Tenho que viver como quero.

Creio ter ouvido, hoje,  alguém dizer :
- Se calhar tomou comprimidos como da outra vez......

 Terei ouvido mal ?

  Sinto que esta foi uma morte anunciada e que na sua génese esteve a falta de amor que ela confessava não existir na sua vida.
Após a morte do marido ela limitou-se a esperar pelo dia de hoje.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pobre senhora que com família, estava só. Eu teria seguido o conselho que lhe sugeriu. Mas nós nascemos com feitios que dão origem à solidão. Apesar de não a conhecer, dá certa tristeza essa solidão. Linda

Anónimo disse...

Estava longe de imaginar que tinha sido uma manhã com um acontecimento triste quando a encontrei nesta estação de metro e tirei a fotografia e conversámos. Eu fiquei feliz com esse encontro e faço hoje a primeira visita. Pois é, demorou o reencontro.
Estou a gostar muito!
Sobre a solidão do ser humano: é muito mais comum do que pensamos, algo que causa bastante sofrimento, mesmo quando as pessoas não têm bem consciência do porquê de não se sentirem bem. Não é uma predisposição com que nascemos, pelo contrário, o ser humano desde o nascimento que precisa da relação com outros para viver e viver feliz.
até breve. Carla